Pular para o conteúdo principal

PyConBrasil [3] - catalizando a comunidade Python

A comunidade de usuários Python no Brasil tem muitos motivos para comemorar. Pois além da excelente qualidade da PyConBrasil [3], tivemos consolidação da Associação Python Brasil, criada a três mêses atrás.

Algumas pessoas envolvidas com Software Livre já brincavam comigo quando eu falava sobre a comunidade Python, com comentários do tipo: "A comunidade Python no Brasil tem apenas um punhado e desenvolvedores". Parece que agora as piadas vão ter que mudar pois esse tipo de comentário vai sair de moda. ;-)

O que ficou claro durante o evento é como Python tem crescido dentro do mundo acadêmico científico e deve crescer cada vez mais, pois a simplicidade, legibilidade e flexibilidade de Python quando somada a sua ampla bilioteca e a fácil integração com C e C++ são uma combinação perfeita para esses domínios de aplicação e um público em que o foco não é programar, mas sim desenvolver ferramentas e soluções para problemas da pesquisa científica.

Apesar de eu ter perdido a palestra de Flávio Coelho - Python na Ciência, por estar ministrando um treinamento de Zope3 durante a manhã de sábado, fiquei sabendo de toda a repercursão e logo que os vídeos do evento estejam disponíveis vou dar uma conferida. Porém JS conseguiu um exemplar do livro Computação Científica com Python e eu aproveitei e li os capítulos iniciais que fazem uma introdução a Python e gostei muito do que vi e recomento.

Flávio realizou um post em seu blog sobre o evento e suas impressões da comunidade, comentando sobre a qualidade do evento e o nível das apresentaões em geral e mais especificamente na área científica. Além de observar em relação a receptividade de todos os principais membros da comunidade, o que eu vejo como uma grande virtude que cada um de nós precisa exercitar.

Eu sempre comento com as pessoas sobre o primeiro contato que tive com a comunidade Python durante o FISL 5.0, no espaço reservado para o encontro das comunidades. Foi ncrível a receptividade de todos,e não foi difícil logo se sentir em casa ao lado de pessoas que eu havia conhecido há algumas horas.

Esse catalizador humano é fundamental para o fortalecimento da comunidade, usando os eventos de Software Livre em geral e de forma mais específica a PyConBrasil, para aglutinar as pessoas interessadas em trocar suas experiências com o uso da linguagem Python e em trabalhar conjuntamente para a divulgação e promoção da linguagem Python no Brasil e com a associação isso deve melhorar ainda mais.

Eu agradeço a todos os que já trabalharam de alguma forma em prol desses objetivos, especialmente para aqueles que tem trabalhado muito durantes anos (não vou citar nomes :-)), e espero continuar participando e colaborando de alguma forma, ajudando os novos membros a se sentirem em casa.

Sejam bem vindos e viva a Associação Python Brasil e não deixem de comparecer PyConBrasil [4] !!

ps: Algumas fotos da confraternização da comunidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Manipulando arquivos grandes em Python

Marcelo Toledo escreveu um artigo comparando a sua implmentação em C de um corretor ortográfico poposto por Peter Norgiv com a versão original em Python. Porém Marcelo Toledo ao realizar essa comparação não levou em consideração que o exemplo desenvolvido por Peter Norvig era apensa um protótipo. Sendo assim, ele resolveu comparar ambos os programas, em C e Python, utilizando arquivos cada vez maiores e ilustrando a diferença de performance entre eles. No código de Peter Norvig ele lê o arquivo de uma vez. Dá para imaginar o que acontenceu, baixa performance e "crash" com arquivos maiores de 100M devido a falta de RAM. :-( Essa é a linha na qual o programa de Peter Norvig lê o arquivo e processa ele: NWORDS = train(words(file('big.txt').read())) Infelizmente Marcelo Toledo não procurou saber qual era o "bug" do código, deixando no ar uma idéia de que C é robusto é Python é uma linguagem não confiável. Como eu fui questionado por um colega (Robson Peixoto)...

Como explodir seu buildout com Plone 2.5 e Five 1.4?

Já faz algum tempo que a melhor forma de realizar deploy de projetos Plone passou a ser a utilização da ferramenta zc.buildout , também chamada apenas de buildout . É realmente incrível como ela facilita a tarefa de criar ambientes tanto para produção como desenvolvimento de forma simples, rápida e fácil, mesmo nos mais complexos cenários. Tudo isso graças a sua arquitetura, a qual permite a utilização de diferentes receitas ( recipes ), desde que elas sejam publicadas como um pacote Python no PyPi , e assim podem ser reutilizadas por qualquer um que necessite da mesma funcionalidade. Na verdade, o buildout pode (e deve) ser usado por quaisquer projetos, não se limitando apenas ao Zope e seus compatriotas como o Plone e Grok , e já vem sendo usado em projetos Django também. Porém, existem vantagens e desvantagens de se utilizar o buildout para o deploy de projetos de software . Na minha opinião, as vantagens são muito maiores que as desvantagens. A principal vantagem é a cap...

Social Network Research and Plone

I will have the next 6 months to develop a framework to help fast delivery of S ocial Network Services - SNS , it's the implementation task of my final work graduate research and has the title: Social Network Services: component based framework. And, because I have been using Plone in some projects to deliver Content Management Applications, like: company and community web sites, intranets, etc, in the last three years (ruda_porto IRC nick), I decide to use it as a base system to construct a SNS application framework. Of course that is not a simple task, since Social Networks Services Applications can be used for friendship, academic, professional or some kind of specialized networks, but the central point will be study the hole application domain (problem scope) and implement a framework (solution scope) to abstract social network core objects and features in a way it will be easy to extend and integrate with Plone content management core products and other third-part products fo...